page view

Grávida em morte cerebral é mantida viva para bebé sobreviver

Renata, de 22 anos, sofreu um acidente vascular cerebral quando estava no quarto mês de gravidez.

26 de março de 2017 às 16:20

Uma grávida brasileira em morte cerebral está a ser mantida viva, no Campo Grande, Brasil, para que o bebé chegue à 28ª semana de gestação.

De acordo com site Veja, Renata Sodré, de 22 anos, sonhava ser ter um filho. Até já tinha escolhido o nome, se fosse menino seria Yago, se fosse menina iria chamá-la de Helena.

A 27 de janeiro, os sonhos da jovem brasileira, grávida de quatro meses na altura, foram destruídos. Estava no trabalho quando começou a sentir fortes dores de cabeça. Foi para casa mais cedo e estava a tomar banho quando perdeu os sentidos. Sofreu um acidente vascular cerebral hemorrágico (AVC) e nunca mais acordou.

Três dias depois, os médicos declararam morte cerebral. Mas o bebé continuava vivo. Foi aí que perguntaram à família e ao marido, Eduardo de Noronha, de 25 anos, se queriam manter a gestação.

"Decidimos na hora. Queríamos ter aquela criança, mesmo que só houvesse 1% de hipóteses de ela nascer", contou Eduardo à publicação brasileira.

A partir daí todo o hospital se mobilizou para manter o bebé vivo. Os órgãos vitais, a respiração, nutrição, temperatura, pressão e equilíbrio hormonal funcionam com ajuda de aparelhos e medicação artificial que tentam substituir a todo o custo as funções do cérebro morto.

A maior preocupação dos médicos é o risco de infecções. O corpo de um paciente em morte cerebral liberta toxinas que podem por em risco a saúde do bebé ou induzi-lo a um nascimento prematuro.

Os médicos tentam evitar que o parto se realize antes da 28ª semana. Entretanto, na última ecografia descobriram que o bebé é um menino. 

Na próxima terça-feira a gestação de Renata faz 27 semanas.

Recorde-se que em Portugal, Lourenço Salvador nasceu numa situação semelhante com 2,350 kg, "após uma gestação de 32 semanas, sem complicações durante e após o ato cirúrgico". Sandra, a mãe, estava há três meses e meio em morte cerebral.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8