page view

Hamas terá aprovado plano de Trump

Acordo prevê a libertação imediata de todos os reféns israelitas.

28 de setembro de 2025 às 01:30

O Hamas terá aceitado o plano apresentado pelo presidente dos Estados Unidos para pôr fim à guerra na Faixa de Gaza.

O acordo, segundo fontes citadas pelo jornal Haaretz, prevê a libertação imediata de todos os reféns israelitas, em troca da libertação de centenas de prisioneiros palestinianos e da retirada gradual das forças israelitas do território.

Donald Trump já tinha anunciado que estava prestes a fechar um acordo para pôr fim à ofensiva israelita. “Parece que temos um acordo para Gaza. Penso que é um acordo que traz de volta os reféns. Será um acordo que vai acabar com a guerra”, disse o republicano na sexta-feira.

O acordo foi comunicado numa altura em que Donald Trump se prepara para discutir os termos finais com o primeiro-ministro israelita num encontro agendado para amanhã.

A Casa Branca entende que Benjamin Netanyahu, está a usar o tempo concedido para prolongar a ofensiva em Gaza em ações consideradas desestabilizadoras para a região. Um exemplo disso terá sido o ataque aéreo israelita a Doha, no Qatar, no início de setembro — uma operação que gerou forte tensão diplomática.

Face a este cenário, Washington considera que não pode continuar a dar carta branca ao governo israelita, pressionando agora por uma solução definitiva para o conflito.

Entretanto, os bombardeamentos israelitas continuam a matar. Pelo menos 26 habitantes da Faixa de Gaza morreram ontem em ataques, na sua maioria contra residências familiares no norte e centro do enclave. No campo de refugiados de Nuseirat, também no centro, foi confirmada a morte de 12 pessoas por um bombardeamento.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8