page view

Encenou o próprio rapto para sacar 69 mil euros à família em Leiria

Homem de 33 anos simulou o crime para ter dinheiro para pagar dívidas de droga. Foi constituído arguido.

28 de setembro de 2025 às 01:30

Um homem, de 33 anos, encenou o seu próprio rapto para exigir à família, empresários da zona de Leiria, um resgate de 69 mil euros. A Polícia Judiciária (PJ) do Centro entrou em campo e, depois de várias diligências, descobriu-o a dormir no interior de um carro, a vários quilómetros do local onde dizia estar a ser ameaçado de morte.

Tudo aconteceu a 24 de agosto. Segundo informações da família do arguido, este encontrava-se privado da liberdade, com recurso a violência, e tinha sido transportado de Vieira de Leiria para a Figueira da Foz, com os raptores a exigirem o pagamento em troca da sua libertação com vida.

Os familiares começaram por receber mensagens a pedir o resgate. Depois, para dar mais credibilidade à encenação, o próprio arguido terá ligado para a família a chorar, dizendo que o levaram para a zona da Figueira da Foz e estavam a ameaçar atirá-lo de uma ponte para o rio Mondego.

Perante a aparente “gravidade da situação”, a PJ mobilizou vários meios, em articulação também com a PSP, e depois de uma noite a realizar diligências verificou que tudo não passava de uma simulação do próprio para exigir dinheiro para pagar dívidas relacionadas com o consumo de droga.

A alegada vítima acabou por ser localizada na cidade de Leiria, a dormir dentro de um carro, “livre e sem marcas de violência, percebendo-se que não tinha sido alvo de qualquer crime”, refere um comunicado da PJ. Foi assim constituído arguido por simular o próprio rapto.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8