page view

Imigração abre guerra entre Meloni e juízes italianos

Primeira-ministra acusada de querer retirar poderes aos magistrados em questões de imigração

18 de novembro de 2024 às 01:30

A Associação Nacional de Magistrados italianos acusa a primeira-ministra da Itália Giorgia Meloni de lhes querer tirar poder nas questões relativas à imigração.

Os juízes criticam uma medida que o partido de Giorgia Meloni quer aprovar, por considerarem que é mais uma tentativa de confiscar poderes à Justiça e superar os obstáculos da oposição judicial à retenção de imigrantes em centros de detenção na Albânia, no âmbito do pacto migratório entre Itália e o país dos Balcãs.

O presidente da Associação diz que a medida derrubaria a estrutura de competências judiciais. No mês passado, Itália enviou um primeiro grupo de imigrantes para centros de detenção na Albânia. Um processo que foi invalidado pela Justiça, uma vez que os países de origem dos imigrantes – Egito e Bangladesh – não são seguros.

Depois disso, o Governo alterou a lei e tentou blindar a sua lista de “países seguros” com o objetivo de contornar os poderes judiciais.

A coligação de Meloni fez uma segunda transferência de imigrantes para a Albânia este mês, mas a Justiça italiana invalidou de novo a sua detenção e ordenou que os imigrantes fossem levados para Itália.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8