page view

Incêndio provocado pela colisão de navios no Mar do Norte continua ativo

Um membro da tripulação do cargueiro foi dado como desaparecido.

11 de março de 2025 às 09:16
A carregar o vídeo ...

Incêndio provocado pela colisão de navios no Mar do Norte continua ativo

O incêndio causado pela colisão entre dois navios, um dos quais com pavilhão de Portugal, no Mar do Norte ainda está em curso disseram hoje as autoridades portuárias britânicas.

O navio-tanque "Stena Immaculate", fretado pelo Exército norte-americano, estava ancorado a cerca de 16 quilómetros da cidade de Hull, Yorkshire, na costa leste do Reino Unido, quando foi atingido pelo navio porta-contentores "Solong", com pavilhão de Portugal.

A colisão provocou um incêndio de grandes proporções e uma fuga de parafina.

Um membro da tripulação do cargueiro foi dado como desaparecido sendo que as buscas chegaram ao fim, anunciou a guarda costeira britânica.

"Após uma busca intensiva, infelizmente não foi encontrado e as buscas terminaram", declarou Matthew Atkinson, comandante da divisão da guarda costeira britânica.

O incidente, que suscita receios de danos ambientais, ocorreu na manhã de segunda-feira desencadeando uma operação de salvamento coordenada pela guarda costeira britânica, para ajudar as tripulações dos navios em chamas e rodeados por colunas de fumo.

As causas do incidente estão ainda por determinar.

Segundo o operador norte-americano do navio-tanque ancorado, o "Stena Immaculate" foi atingido pelo porta-contentores "Solong".

Um dos tanques do "Stena Immaculate", que continha parafina, partiu-se, disse o operador, acrescentando que toda a tripulação conseguiu abandonar o navio.

O cargueiro, de bandeira portuguesa, transportava uma quantidade desconhecida de álcool e 15 contentores de cianeto de sódio, um gás inflamável e altamente tóxico, segundo o portal especializado Lloyd's List Intelligence.

Um porta-voz do primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, descreveu a situação como extremamente preocupante, enquanto a guarda costeira está ainda avaliar a situação para decidir quais as medidas de combate à poluição que podem vir a ser adotadas na sequência da colisão. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8