page view

Pelo menos 37 pessoas resgatadas após colisão entre cargueiro e petroleiro ao largo da costa de Inglaterra

Cargueiro português dirigia-se para os Países Baixos.

Atualizado a 11 de março de 2025 às 09:55
A carregar o vídeo ...

Petroleiro em chamas no Mar do Norte após colisão de cargueiro português. Veja as imagens

X

Pelo menos 37 pessoas foram resgatadas depois de um petroleiro americano, que transportava combustível de avião, e um navio de carga português colidirem, esta segunda-feira, ao largo da costa nordeste de Inglaterra, de acordo com a BBC. O petroleiro está em chamas e, por isso, decorrem operações de salvamento.

Dos 37 resgatados, apenas um necessitou de tratamento hospitalar.

Os dois navios sofreram danos significativos devido ao impacto da colisão e ao incêndio que se seguiu. Dos 14 membros da tripulação, 13 foram transportados em segurança para terra, afirmou o proprietário de um dos navios, Ernst Russ. "Estão a ser enviados esforços para localizar o membro da tripulação desaparecido", avança a Reuters.

O diretor do Porto de Grimsby East avançou à Sky News que as autoridades resgataram pelo menos 32 vítimas. As pessoas foram retiradas e transportadas por três barcos.

Segundo o 'site' Vessel Finder, o cargueiro português, registado na Madeira, mas propriedade alemã, chama-se Solong e dirigia-se para os Países Baixos.  De acordo com a Reuters, o cargueiro transportava 15 contentores de cianeto de sódio. O alerta foi dado às 09h48 (hora local).

De acordo com o chefe do Porto, o piloto automático pode ter causado acidente. "Um deles estava ancorado e o outro teria definido um curso. O piloto automático apenas define um curso, não desvia".

Para o local foi acionado um helicóptero de salvamento da Guarda Costeira de Humberside, juntamente com barcos salva-vidas de Skegness, Bridlington e Maplethorpe, um avião da Guarda Costeira e navios com capacidade de combate a incêndios.

Várias pessoas terão abandonado os navios na sequência da colisão devido a incêndios em ambas as embarcações, afirma a organização de socorro marítimo Royal National Lifeboat Institution (RNLI) num comunicado citado pela BBC.

x.png

Publicada originalmente a 10 de março de 2025 às 12:29

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8