page view

Índia lança ataque ao Paquistão, Jammu e Caxemira

Governo indiano confirmou o ataque na rede social "X" ao dizer que "a justiça foi feita".

Atualizado a 07 de maio de 2025 às 08:23
A carregar o vídeo ...

Índia lança ataque ao Paquistão, Jammu e Caxemira

AP

A Índia atacou, esta terça-feira, nove zonas no Paquistão, em Jammu e Caxemira (ambas ocupadas pelo governo paquistanês). O governo indiano confirmou o ataque na rede social "X" ao dizer que "a justiça foi feita".

Há pelo menos dez mortos e 48 feridos, de acordo com o mais recente balanço das autoridades paquistanesas, que responderam com ataques de artilharia contra território indiano.

De acordo com a Reuters, várias explosões foram ouvidas, esta quarta-feira, nas montanhas perto da cidade de Muzaffarabad, capital da Caxemira paquistanesa. Após as explosões, a energia elétrica foi cortada. Segundo testemunhas, inicialmente não ficou claro que se tratava de uma explosão.

Paquistão está a responder ao ataques

O primeiro-ministro do Paquistão, Shehbaz Sharif, já comentou o ataque e anunciou que o país "está a responder". 

"O Paquistão tem todo o direito de responder energicamente a este ato de guerra imposto pela Índia", escreveou o líder paquistanês na rede social "X". "Nunca permitiremos que o inimigo tenha êxito nos seus objetivos nefastos", acrescentou.

Paquistão abate jatos indianos

Segundo o Dawn paquistanês, o exército do país conseguiu abater dois jatos indianos. A emissora estatal divulgou um comunicado que revela que " as forças paquistanesas estão a dar resposta adequada à agressão indiana". Ainda que tenham intercetado "duas aeronaves inimigas todas as aeronavas da Força Aérea Paquistanesa estão seguras", pode ler-se no comunicado. 

Ataques de artilharia contra território indiano

O Paquistão lançou ataques de artilharia contra território indiano, adiantou o Exército indiano, após uma série de ataques com mísseis que visaram "infraestruturas terroristas" no território paquistanês, em retaliação pelo ataque de 22 de abril na Caxemira indiana.

"O Paquistão violou mais uma vez o acordo de cessar-fogo ao realizar bombardeamentos de artilharia nos setores de Bhimber Gali e Poonch-Rajauri" na Caxemira indiana, referiu Exército indiano na sua conta na rede social X, acrescentando que tinha "respondido de forma apropriada e calibrada".

As explosões ocorrem no meio da tensão entre os países após um ataque a turistas na Caxemira indiana, onde morreram 26 pessoas, no mês passado.

Publicada originalmente a 06 de maio de 2025 às 21:39

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8