page view

Índios raptam biólogos

Biólogos foram mantidos reféns por indígenas que se sentem revoltados com investigações na área da floresta amazónica.

23 de junho de 2013 às 15:47

Índios de uma tribo da etnia Mundurucu, do interior do estado brasileiro do Pará, raptaram na tarde de sexta-feira, três biólogos que trabalhavam para a empresa pública de energia Eletrobrás.

Até final ao noite de sábado, os três biólogos foram mantidos reféns pelos índios na região de Jacareacanga, no interior daquele estado do norte do Brasil, e negociadores foram enviados de Brasília e devem chegar este domingo à região para tentar libertar os investigadores.

Os três biólogos realizavam pesquisas de fauna e flora na região do Jatobá, cortada pelo Rio Tapajós, para avaliarem o impacto ambiental de um novo empreendimento da Central Hidroelétrica do Tapajós.

Entre outras reivindicações, os índios exigem que essas investigações e o projecto de alargamento da região sejam suspensas até que as comunidades que vivem naquela área da floresta amazónica sejam ouvidas.

Em comunicado, a Eletrobrás informou que nenhum dos locais pertencem a qualquer etnia indígena.

A empresa adiantou ainda que os índios que invadiram o local onde os biólogos trabalhavam levaram também os computadores onde estavam registadas as pesquisas já efetuadas, e também amostras recolhidas na região, o que vai atrasar o estudo.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8