page view

Irmão de bin Laden quer unir continentes

Um irmão de Osama bin Laden, o mais procurado terrorista do Mundo, quer unir dois continentes construindo uma das maiores pontes suspensas do Mundo sobre as mais perigosas águas do Mundo. Parece brincadeira, mas é a sério. Tarek bin Laden já investiu milhões no projecto, que envolve ainda a construção de duas imensas cidades nos dois extremos da ponte: uma no Djibouti, África, e outra no Iémen, Península Arábica.

15 de agosto de 2008 às 00:30

A nova ligação entre o continente africano e a Arábia – a construir no estreito Bab al-Mandib, ligando o Mar Vermelho ao Golfo de Áden – foi anunciada com pompa e circunstância no Djibouti Palace Kempinsky, o único hotel de cinco estrelas daquele pequeno país com menos de um milhão de habitantes. Com uma boa dose de exagero, Mohamed Ahmed al Ahmed, um dos responsáveis do projecto, considerou-o uma "esperança para a Humanidade" e algo que fará florescer o comércio "entre Dacar e Pequim".

É claro que isso implica esquecer que o Djibouti – onde se planeia erguer uma cidade que servirá de modelo a outras 98 a construir pelo Mundo fora, com hospitais e escolas, universidades de nível mundial e instalações desportivas de elite – é um país pobre e isolado, cercado pela Eritreia, com quem mantém relações tensas, a Somália, conhecidaporfomesendémicas,ea Etiópia, onde o cenário de miséria é agravado pela guerra.

A melhor ligação do Djibouti com o resto da África é, segundo o ‘The Independent’, uma linha férrea com quase um século na qual os cerca de 400 km até Adis Abeba, capital etíope, levam dois dias de viagem.

Facto curioso é que por detrás de Tarek bin Laden está a firma norte-americana L3 Communications, que nos seus quadros conta com militares reformados e empresários republicanos, alguns dos quais integraram as administrações do presidente George W. Bush. O projecto parece, pois, mais que um castelo na areia, mas corre o risco de ficar plantado no deserto.

AS DUAS MAIORES PONTES DO MUNDO ESTÃO NOS EUA

Os cerca de 30 km necessários para atravessar o estreito Bab al-Mandib (ou Estreito de Lágrimas) fariam da ponte projectada pelo irmão de bin Laden a terceira mais longa do Mundo. As duas maiores estão situadas nos EUA, ambas no Louisiana. A maior atravessa o lago Pontchartrain, atingindo os 38 km. A segunda tem 36 km e atravessa a zona pantanosa de Manchac. Em Banguecoque, Tailândia, há um viaduto com 54 km de extensão, mas a estrutura não atravessa nenhum caudal de água.

PORMENORES

ORIGEM DOS BIN LADEN

Mohammed Awad bin Laden, nascido no Iémen (1908), casou 22 vezes e teve mais de 50 filhos. Osama bin Laden é o 17.º da imensa prole.

O EMPRESÁRIO

Tarek bin Laden, dez anos mais velho do que Osama bin Laden, tentou a sorte na indústria têxtil mas fracassou. Veio a fazer fortuna com empresas de exportação, engenharia civil e construção.

A MÃE DO TERRORISTA

A mãe de Osama bin Laden é Alia Ghanem, 10.ª esposa de Mohammed bin Laden, de quem se divorciou pouco depois do nascimento de Osama.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8