page view

'Irmão' do Titanic afundou no mar Egeu

Dos três ‘filhos’ da família White Star Line, só o Olympic chegou à reforma. Titanic e Britannic morreram no mar.

21 de setembro de 2025 às 01:30

Foi batizado com o nome de Olympic, o primeiro filho da White Star Line, companhia britânica de transporte marítimo, fundada em 1845 em Liverpool, Inglaterra. O navio, construído em Belfast, pela Harland and Wolff, foi lançado à água em 1911. Fazia a mesma rota do irmão Titanic, um ano mais velho, ligando a Europa aos Estados Unidos. Não eram gémeos, mas eram muito parecidos. A história de vida é que é completamente diferente.

O Titanic morreu na primeira viagem, a 14 de abril de 1912, em pleno oceano Atlântico, após colidir com um iceberg. Perderam a vida mais de 1500 pessoas, entre passageiros e tripulantes, por hipotermia e afogamento. A grande maioria dos corpos nunca foi recuperada. O número de sobreviventes andou pelos 700.

Ao contrário do Titanic, que jaz nas profundezas do oceano, a cerca de 4 mil metros, o Olympic resistiu a várias colisões e só se reformou em 1935. Depois da morte do irmão, o casco foi reforçado e foram colocados mais salva-vidas, cuja ausência em número suficiente contribuiu para o elevado número de mortes no naufrágio do Titanic - como retrata o filme de James Cameron, um dos mais vistos de sempre na história do cinema. Em 1914 nasceu o Britannic, o irmão mais novo do Olympic e do Titanic. Era o mais luxuoso dos três, mas, com o eclodir da I Guerra Mundial (1 de agosto de 1914 a 11 de novembro de 1918) acabou por não desempenhar a função comercial a que estava destinado. Ficou ao serviço da marinha britânica, funcionando como navio-hospital.

Tal como o Titanic, teve vida curta. Afundou no mar Egeu, ao largo da Grécia, em 1916, vítima de uma mina. Morreram 30 pessoas das 1065 pessoas que seguiam a bordo. Mais de um século depois, volta a ser notícia. Segunda-feira, uma equipa de mergulhadores recupe- rou as primeiras peças do Britannic, que se encontra a 120 metros de profundidade: o sino de alarme, a lâmpada de sinalização, um par de binóculos, vários equipamentos portáteis de primeira e segunda classe, e azulejos de cerâmica da decoração de um banho turco.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8