page view

Israel sofre ataque informático generalizado contra 'sites' do Governo

Imprensa israelita descreve caso como um dos mais graves da história do país.

15 de março de 2022 às 02:53

Israel sofreu na segunda-feira um ataque informático generalizado contra 'sites' na Internet do Governo, informou o Ministério das Comunicações, no que a imprensa israelita descreveu como um dos mais graves da história do país.

"O ministro das Comunicações, Yoaz Hendel, está a realizar uma avaliação da situação com a equipa de emergência do Ministério sobre o ataque cibernético generalizado a 'sites' governamentais na Internet", lê-se num comunicado oficial.

De acordo com a tutela, as empresas de comunicações estão a trabalhar para recuperar os serviços, que estão a regressar gradualmente.

"O Ministério vai continuar a avaliar a situação até que as operações regulares sejam totalmente restauradas", é acrescentado.

Por outro lado, a Autoridade Cibernética Nacional e o Sistema Cibernético Nacional indicaram em comunicado que "nas últimas horas foi identificado um ataque de negação de serviço a um servidor [...], para o qual foi negado temporariamente o acesso a vários 'sites', incluindo sites governamentais".

Segundo fontes citadas pelo jornal israelita Haaretz, o ataque é um dos mais graves da história de Israel e afetou os 'sites' oficiais dos Ministérios do Interior, Saúde, Justiça e Previdência Social, bem como o do gabinete do primeiro-ministro.

Até ao momento, nenhuma informação oficial foi divulgada sobre a magnitude ou consequências do incidente ou sobre os responsáveis.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8