page view

Jovem detido em Moçambique por levar canábis em chamuças para o pai na cadeia

Moçambique debate-se com um problema da sobrelotação nas cadeias.

29 de outubro de 2025 às 14:02

Um jovem de 20 anos foi detido em Nampula, norte de Moçambique, a tentar introduzir canábis na cadeia local, alegadamente destinada ao pai, ali recluso, dissimulando-a em chamuças, disse esta quarta-feira fonte policial.

"O comportamento do indivíduo chamou a atenção dos agentes, que decidiram proceder a uma revista. Durante a inspeção, verificou-se que nove das dez chamuças transportadas continham pequenas saquetas de suruma [canábis] no seu interior", disse aos jornalistas o chefe de relações públicas no comando provincial de Nampula da Polícia da República de Moçambique (PRM), Dércio Samuel.

O caso aconteceu na penitenciária provincial de Nampula e, segundo o porta-voz da PRM, ao ser questionado, o jovem confessou "que pretendia entregar as drogas ao pai", que ali cumpre pena. Acrescentou que o filho adiantou aos agentes que tinha sido o pai a instrui-lo a levar a substância, proibida, uma vez que dentro da prisão já dispunha de clientes para a revenda.

"A comercialização da droga dentro do estabelecimento prisional serviria, segundo o jovem, para gerar algum rendimento destinado à sobrevivência da família", explicou ainda o porta-voz.

Embora sem avançar mais informação, o porta-voz da PRM admitiu que a corporação está preocupada com o aumento de tentativas de introdução de estupefacientes nas cadeias de Nampula, a província mais populosa do país.

"Demonstra a persistência de redes que insistem em introduzir drogas nos estabelecimentos penitenciários. Continuaremos com ações de revista e fiscalização em viaturas, pessoas e nas penitenciárias para travar este tipo de atos criminosos", afirmou o porta-voz da corporação.

Moçambique debate-se com um problema da sobrelotação nas cadeias, albergando cerca de 21.000 presos para uma capacidade instalada de 4.498, segundo dados do Ministério da Justiça.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8