page view

Líder do Supremo Tribunal arrasa Bolsonaro

Luiz Fux avisa presidente de que incorre num crime de responsabilidade, passível de destituição, se desobedecer ao Tribunal.

09 de setembro de 2021 às 08:13

O presidente do Supremo Tribunal Federal do Brasil, Luiz Fux, reagiu esta quarta-feira às ameaças de Jair Bolsonaro lembrando que o presidente incorre num crime de responsabilidade, passível de destituição, se desobedecer às decisões daquele tribunal, como ameaçou fazer nas manifestações de terça-feira.

“Se o desprezo às decisões judiciais ocorre por iniciativa do chefe de qualquer dos poderes, essa atitude, além de representar um atentado à Democracia, configura crime de responsabilidade, a ser analisado pelo Congresso Nacional”, advertiu Fux num discurso duro, bem diferente do que lhe é usual, em que apelou aos brasileiros para não se deixarem enganar por “falsos profetas do patriotismo”.

O magistrado instou ainda Bolsonaro a dedicar-se aos reais problemas que afetam os brasileiros, como a pandemia ou o elevado índice de desemprego, e disse que não é aceitável que os magistrados sejam ofendidos na sua honra e que se incite a população a propagar discursos de ódio contra o Supremo Tribunal. E reafirmou, com ênfase na voz, que os juízes daquele tribunal não permitirão que atos antidemocráticos tentem fechá-lo. “Este Supremo Tribunal Federal jamais aceitará ameaças à sua independência nem intimidações ao exercício regular das suas funções. Ninguém, ninguém, fechará esta corte!”, rematou.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8