Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
4

Líderes dos países do sul da UE fecham a porta a uma renegociação do acordo

Posição resultou da cimeira de Nicósia, em Chipre, e foi subscrita pelo primeiro-ministro português, António Costa.
29 de Janeiro de 2019 às 18:14
Theresa May
Theresa May
Theresa May
Theresa May
Theresa May
Theresa May
Os chefes de Estado e de Governo dos países do sul da União Europeia subscreveram esta terça-feira uma declaração comum em que fecham a porta a uma renegociação do acordo de saída do Reino Unido.

Esta posição resultou da cimeira de Nicósia, em Chipre, e foi subscrita pelo primeiro-ministro português, António Costa, e pelos chefes de Estado e de Governo da França (Emmanuel Macron), Itália (Giuseppe Conte), Grécia (Alexis Tsipras), Malta (Joseph Muscat) e Chipre (Nicos Anastasiades).

Nesta V Cimeira dos Países do Sul da União Europeia, o Governo espanhol fez-se representar pelo seu ministro das Relações Exteriores, Josep Borrell Fontelles.

Num momento em que a primeira-ministra britânica, Theresa May, já fez saber que tenciona renegociar o acordo de saída da União Europeia, os líderes do sul europeu contrapõem que defendem "firmemente" o compromisso já alcançado entre as instituições europeias e o Governo de Londres para o 'Brexit'.

Depois de manifestarem o seu "empenhamento" numa saída ordenada do Reino Unido, os líderes deste grupo de países da União Europeia afirmaram que pretendem "proceder à ratificação do acordo".
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)