page view

Lula da Silva pode deixar prisão em setembro

Superior Tribunal de Justiça reduziu a pena do ex-presidente para oito anos.

25 de abril de 2019 às 10:23

O ex-presidente brasileiro Lula da Silva, a cumprir pena por corrupção desde 7 de abril de 2018, poderá deixar a cadeia já em setembro, graças a uma vitória parcial obtida no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Ao julgar o recurso de Lula, o STJ manteve a condenação imposta ao ex-governante no ano passado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), mas reduziu- -lhe a pena de 12 anos e um mês para 8 anos, 10 meses e 20 dias.

Com isso, o tempo mínimo de cumprimento de pena exigido no Brasil, um sexto do total, que Lula só alcançaria em abril de 2020, será atingido em setembro próximo.

A carregar o vídeo ...

Tribunal reduz pena de Lula da Silva. Ex-presidente do Brasil pode sair da cadeia em setembro

Nessa altura, os advogados poderão pedir que passe para prisão domiciliária ou para regime semiaberto, no qual pode sair de dia e só voltar à cadeia à noite.

A redução de pena, que também reduziu de 6,5 milhões de euros para 545 mil euros o total das multas a pagar por Lula, diz respeito à primeira condenação dele, relativa ao recebimento de um apartamento triplex em São Paulo como luvas por parte da construtora OAS.

Em fevereiro passado, Lula, que é arguido noutras seis ações, sofreu nova condenação, desta feita a 12 anos e 11 meses de cadeia, por receber uma propriedade rural na Grande São Paulo, como luvas de outra grande construtora, a Odebrecht.

Este processo aguarda recurso no TRF-4.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8