page view

Lula da Silva visita obras no porto de Belém onde vão atracar hotéis flutuantes

Até ao momento, 170 delegações nacionais já se inscreveram para participar na COP30.

01 de novembro de 2025 às 18:53

O Presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, participou este sábado na cerimónia de entrega das obras de ampliação do Porto de Belém, onde vão atracar os hotéis flutuantes que irão acolher as delegações da COP30.

As obras no porto de Outeiro, estimadas em cerca de 233 milhões de reais (37 milhões de euros), começaram em meados de abril e incluíram a ampliação do cais, de 261 metros para 716 metros, com uma capacidade de movimentação de 80.000 toneladas --- o dobro da capacidade anterior.

Os hotéis flutuantes no porto, situado a cerca de 20 quilómetros do centro de convenções Parque da Cidade -- espaço que acolherá a 30.ª Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas -- foram uma das soluções apresentadas pelo Governo federal face à limitada capacidade hoteleira da cidade amazónica de Belém, estimada em cerca de 20.000 camas.

"Pouco a pouco estamos a mostrar ao mundo que o Brasil não é apenas o sul do país. Não é só o Rio de Janeiro, que é muito bonito, nem São Paulo, que é muito industrializado. É importante que as pessoas conheçam outras regiões do Brasil", afirmou Lula da Silva num vídeo divulgado nas suas redes sociais.

Apesar dos problemas de alojamento, que motivaram queixas de vários países, o Brasil manteve a decisão de realizar a COP30 nesta cidade amazónica e, até ao momento, 170 delegações nacionais já se inscreveram para participar, ultrapassando assim o quórum necessário para a tomada de decisões.

Para aliviar a pressão imobiliária, a presidência da cimeira decidiu antecipar a reunião dos chefes de Estado da COP30 para os dias 6 e 7 de novembro, de modo a realizá-la antes das deliberações técnicas, previstas de 10 a 21 de novembro.

Segundo fontes oficiais, após concluída a cimeira, o terminal portuário de Belém será destinado ao movimento de granéis sólidos, líquidos e carga geral.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8