page view

Lula pede ajuda à Europa contra tarifas de Trump

Presidente brasileiro pretende que países europeus comprem mais produtos brasileiros

19 de agosto de 2025 às 01:30

O presidente do Brasil, Lula da Silva, vai pedir a ajuda de aliados europeus e da África do Sul para tentar contornar o impacto económico da queda de exportações para os EUA após Donald Trump ter imposto uma sobretaxa de 50% sobre milhares de produtos brasileiros. Lula, que semana passada já telefonou com igual propósito para os líderes da China, Rússia e Índia, recusou até agora telefonar para Trump para negociar uma redução das taxas, considerando que esse gesto seria uma humilhação.

“Vou ligar para o presidente da França, os primeiros-ministros da Alemanha e do Reino Unido e o presidente da África do Sul. Também vou ligar para Ursula Van Der Leyen, Presidente da Comissão Europeia, para que a UE passe a comprar mais produtos do Brasil”, anunciou Lula, comentando que os países europeus citados, mesmo sendo ricos e tendo excelentes relações com o Brasil, compram poucos produtos brasileiros.

A Alemanha, por exemplo, embora seja o terceiro país de que o Brasil mais compra, é somente o décimo entre os maiores importadores de produtos brasileiros. O Reino Unido ocupa uma posição ainda mais modesta no ranking dos compradores de produtos do Brasil, o 27º Lugar, e a França, não obstante a relação extremamente cordial entre Lula e Emmanuel Macron, é somente o 29º maior comprador, atrás de Portugal, que é o 24º maior comprador de produtos brasileiros.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8