page view

Mais de 77% dos deslocados em Moçambique enfrenta problemas psicológicos

País tem um grande número de deslocados, quer devido aos ataques terroristas, quer pelos efeitos do ciclone Chido.

02 de setembro de 2025 às 10:01

As Nações Unidas alertam que mais de 77% dos deslocados internos na província de Cabo Delgado, norte de Moçambique, enfrentam problemas psicológico devido ao conflito armado e eventos climáticos.

"Mais de 77% dos deslocados internos estão em sofrimento psicológico devido a múltiplas deslocações", quer devido aos ataques terroristas, quer pelos efeitos do ciclone Chido, lê-se num relatório do Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA, na sigla em inglês), a que a Lusa teve, esta terça-feira, acesso.

De acordo com o OCHA, apenas um quinto dos deslocados recebeu apoio psicológico e de saúde mental, em resultado das lacunas na cobertura dos serviços, da falta de profissionais com formação e da ausência de espaços seguros, sendo 60% dos deslocados internos crianças, algumas das quais "não acompanhadas e separadas".

Moçambique é considerado um dos países mais severamente afetados pelas alterações climáticas globais, enfrentando ciclicamente cheias e ciclones tropicais durante a época chuvosa, mas também períodos prolongados de seca severa.

Também a província de Cabo Delgado, no norte do país, rica em gás, enfrenta desde 2017 uma rebelião armada, que provocou milhares de mortos e uma crise humanitária, com mais de um milhão de pessoas deslocadas.

Só em 2024, pelo menos 349 pessoas morreram em ataques, no norte de Moçambique, a maioria reivindicados pelo grupo extremista Estado Islâmico, um aumento de 36% face ao ano anterior, segundo um estudo divulgado pelo Centro de Estudos Estratégicos de África (ACSS), uma instituição académica do Departamento de Defesa do Governo norte-americano.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8