page view

Manifestante iraniano libertado após informações de que seria executado

Erfan Soltani, de 26 anos, tornou-se um dos casos de maior repercussão internacional durante os protestos antigovernamentais que abalaram o Irão no mês passado.

02 de fevereiro de 2026 às 13:25

Erfan Soltani, o iraniano de 26 anos que tinha sido detido pelas forças de Teerão a 10 de janeiro, e inicialmente apontado como condenado à morte, foi libertado no sábado sob fiança, de acordo com um grupo de direitos humanos e a media estatal iraniana, citados pela CNN internacional.

Soltani foi libertado no sábado, de acordo com a Hengaw, uma organização de direitos humanos com sede na Noruega. A emissora estatal iraniana Press TV também confirmou a libertação de Soltani numa publicação no Telegram.

Erfan Soltani, de 26 anos, tinha sido preso no mês passado por ter participado nos protestos e manifestações que abalaram o Irão e desencadearam uma violenta repressão por parte das autoridades de Teerão. Foi detido a 10 de janeiro, em casa, e acusado de "conspiração contra a segurança interna do país", bem como de "atividades de propaganda" contra o regime, segundo a emissora estatal IRIB.

Após a prisão, o Departamento de Estado dos EUA e um parente de Soltani revelaram que as autoridades iranianas planeavam executá-lo, mas as autoridades de Terrão rejeitaram na altura essas informações, classificando-as como "notícias fabricadas".

A família de Soltani afirmou posteriormente que a execução tinha sido adiada, e o presidente dos EUA, Donald Trump, disse ter recebido garantias "de fontes confiáveis" de que não havia planos para execuções no Irão. Trump, aliás, alertou Teerão contra a execução de manifestantes, afirmando que os EUA "tomariam medidas" caso tal acontecesse.

O destino de Soltani, motivado pelos temores de que seria executado, tornou-se um dos casos de maior repercussão internacional durante os protestos antigovernamentais que abalaram o Irão no mês passado. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8