page view

Marine Le Pen condenada a quatro anos de prisão por desvio de fundos públicos

Le Pen fica impossibilitada de se candidatar às presidenciais francesas em 2027.

31 de março de 2025 às 10:01
A carregar o vídeo ...

Marine Le Pen condenada a quatro anos de prisão. Dois anos em domiciliária e dois com pena suspensa

Marine Le Pen foi, esta segunda-feira, condenada a quatro anos de prisão sendo que dois de pena suspeita e dois de prisão domiciliária sujeita a uso de pulseira eletrónica, por desvio de fundos públicos. Segundo Le Figaro, oito eurodeputados do partido Rally Nacional(RN) também foram considerados culpados por um tribunal de Paris.

Esta condenação implica automaticamente uma pena de inelegibilidade para Marine Le Pen, de 56 anos, não estando ainda determinado se será "provisoriamente executória" e, por conseguinte, imediata, impossibilitando que se candidate nas presidenciais francesas previstas para 2027 para suceder ao Presidente Emmanuel Macron.

O tribunal considerou que o dano total foi de 2,9 milhões de euros, ao levarem o Parlamento Europeu a "assumir a responsabilidade por pessoas que estavam realmente a trabalhar no partido". 

Para além de Le Pen e dos oito eurodeputados, o tribunal julgou ainda doze assistentes que foram considerados culpados por receberam bens roubados. 

A audiência começou por volta das 10h20 locais.

Recorde-se que o RN, anteriormente designado Frente Nacional, e alguns dirigentes estavam a ser julgados por terem usado dinheiro destinado a assessores parlamentares da União Europeia (UE) para pagar a funcionários que trabalharam para o partido entre 2004 e 2016, em violação dos regulamentos do bloco europeu.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8