page view

Mathias Pogba condenado a um ano de prisão efetiva por extorquir irmão

Futebolista francês vai receber do irmão mais velho 20 mil euros.

19 de dezembro de 2024 às 14:33

Mathias Pogba foi condenado esta quinta-feira a três anos de prisão, dois deles suspensos, na sequência da tentativa de extorsão do irmão, o futebolista francês Paul Pogba, avança o L'Équipe.

O ano de prisão efetiva será cumprido com pulseira eletrónica. Mathias tem ainda de pagar uma multa de 20 mil euros ao irmão, de acordo com o France 24.

A pena aplicada foi a anteriormente pedida pelo Ministério Público, com exceção do valor da multa, que correspondia a 10 mil euros. 

O advogado de Mathias Pogba anunciou à saída do tribunal que iria recorrer da decisão.

O 'caso Pogba' remonta a 19 de março de 2022, quando o futebolista foi abordado por dois homens encapuzados armados que lhe tentaram extorquir dinheiro. O tribunal de Paris considerou que o irmão mais velho de Pogba participou no processo de tentativa de extorsão - 13 milhões de euros - e exerceu pressão sobre o futebolista, familiares e pessoas com quem mantinha relações comerciais para obter o pagamento do valor.

A pena mais pesada, oito anos de prisão, foi aplicada a Roushdane K, 39 anos, suspeito de ter organizado a chantagem sobre Paul Pogba. Foi ainda multado em 20 mil euros e proibido a posse de armas durante 10 anos. Adama C., 33 anos, foi condenado a cinco anos de prisão com ordens de apresentação. Tem igualmente de pagar 20 mil euros e ficou proibido a posse de armas durante 10 anos. Boubacar C, 35 anos, terá de cumprir uma pena de quatro anos, suspensa por dois. Foi multado em 20 mil euros. Machikour K, 36 anos, tem pela frente quatro anos de prisão, três dos quais suspensos. A prisão efetiva vai ser domiciliária. O valor da multa que terá de pagar corresponde a 40 mil euros. Mamadou M , 30 anos, foi condenado a cinco anos de prisão, suspensa por 12 meses, a uma multa de 20 mil euros e a proibição de posse de armas durante 10 anos.

O tribunal condenou os restantes cinco arguidos a pagar a Paul Pogba um valor de 247 mil euros, montante que perfaz o total dos prejuízos económicos e morais de que, segundo a justiça, Paul Pogba foi alvo no dia do crime.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8