page view

Medicamentos para controlo de peso estão a ser tomados para conquistar "corpo de verão". Consequências podem ser graves

Utilização pode provocar várias complicações de saúde, como alterações nos níveis do sangue ou inflamação do pâncreas.

15 de junho de 2024 às 15:04

O diretor médico do Serviço Nacional de Saúde britânico (NHS), Stephen Powis, alertou para o perigo da utilização de medicamentos "fortes" para a perda de peso em pessoas consideradas saudáveis e sem excesso de peso no Reino Unido. "Estou preocupado com as notícias de que as pessoas estão a usá-los indevidamente", diz Powis, citado pela Sky News. "[Estes medicamentos] não pretendem ser uma solução rápida para as pessoas que querem ficar com um 'corpo de verão'", refere, acrescentando que podem provocar "efeitos secundários" indesejados.

O Ozempic é um destes medicamentos: utilizado de forma vulgar para emagrecer rapidamente, este medicamento está, contudo, indicado para o tratamento da diabetes tipo 2 e, por isso, não deve ser tomado apenas para controlo do peso em doentes sem esta doença.

Vicky Price, presidente da Society for Acute Medicine, organismo ligado à prestação de cuidados a doentes com casos agudos no Reino Unido, explica que se tem assistido a um "número crescente" de pessoas com "complicações graves e potencialmente fatais" provocadas pela utilização destes medicamentos, que são comprados online. "Comprar medicamentos online sem a supervisão de um médico pode levar a complicações e consequências perigosas", reforça Powis.

Entre elas, pode ocorrer "inflamação do pâncreas ou alterações dos níveis de sal no sangue", afirma Price, acrescentando que existe, agora, uma "necessidade urgente de regulamentação e controlo do acesso a medicamentos para perda de peso online".

"Sabemos que estes novos medicamentos vão ser uma parte poderosa do nosso arsenal para lidar com a obesidade, mas não se deve abusar deles", acrescenta ainda Powis.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8