Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
6

Microsoft testa novo modelo de trabalho com quatro dias de trabalho por semana

Empresa tornou-se mais produtiva e lucrativa.
9 de Dezembro de 2019 às 10:02
A Microsoft é uma das maiores empresas de tecnologia do mundo
Microsoft
A Microsoft é uma das maiores empresas de tecnologia do mundo
Microsoft
A Microsoft é uma das maiores empresas de tecnologia do mundo
Microsoft

A Microsoft está a testar uma nova forma de trabalhar através de semanas com quatro dias. A 'experiência' está a acontecer no Japão e os patrões têm vindo a perceber que os empregados não só estavam mais felizes como eram também significativamente mais produtivos. 

No mês de agosto, a Microsoft do Japão deu cinco sextas-feiras seguidas de folgas a todos os seus 2,300 trabalhadores sem que os seus ordenados sofressem qualquer mudança. 

As semanas reduzidas levaram a reuniões mais produtivas, funcionários mais satisfeitos e aumentaram os resultados em cerca de 40%. Como parte desta fase experimental, a empresa planeia também subsidiar as férias em família dos trabalhadores.

"Trabalham por um curto período de tempo, descansam bem e aprendem muito", afirma Takuya Hirano, CEO e presidente da Microsoft Japão. 

Numa declaração feita no site da empresa, Hirano afirma ainda: "Quero que os trabalhadores pensem como podem alcançar os mesmos resultados com 20% menos do tempo"

Além de aumentarem a produtividade, os funcionários tiraram menos tempo de folgas e o consumo de eletricidade também reduziu drasticamente o que significa mais lucro para a empresa.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)