page view

Milhares de moldavos participam em manifestação de apoio à integração na UE

Maia Sandu assegurou aos participantes que "o lugar da Moldova é na UE".

21 de maio de 2023 às 14:15

Milhares de moldavos concentraram-se este domingo na Praça da Grande Assembleia Nacional, em Chisinau, para participar na manifestação "Moldova Europeia", convocada pela Presidente europeísta Maia Sandu a favor da integração na União Europeia (UE).

"A transformação da Moldova num Estado europeu significa trilhar um caminho. Não será fácil, mas, no final, estaremos orgulhosos de ter tomado a decisão certa", disse Sandu num discurso perante os manifestantes, citada pela agência de notícias oficial da Moldávia Moldpress.

"É um caminho que escolhemos para que o nosso país não fique à margem da Europa, não viva na chantagem russa, na pobreza e na corrupção. A Moldova europeia é uma Moldova em que todos os seus cidadãos têm um lugar. Onde todos podem realizar o seu potencial livremente, sem serem humilhados ou assediados", acrescentou.

A manifestação arrancou com os hinos da Moldova e a "Ode à Alegria" de Beethoven, considerado o hino europeu, após o que os presentes entoaram "Europa!" e "Europa Moldova!".

Os média moldavos publicaram várias fotos aéreas da praça, que estava praticamente lotada de participantes.

Iniciativas semelhantes estão previstas em 33 outras cidades na Moldova e no resto do mundo, enquanto o partido de oposição Sor convocou manifestações alternativas nas cidades moldavas de Comrat, Bal?i e Orhei, contra o Governo e a integração europeia. O objetivo da oposição é promover um referendo para decidir "para onde vai o país, para oeste ou para leste".

Durante a manifestação, Maia Sandu assegurou aos participantes que "o lugar da Moldova é na UE".

"O nosso objetivo é que a Moldova se torne um membro de pleno direito da família europeia até 2030", disse, sustentando que "a Europa é mais do que um 'slogan' político, a Europa é um modo de vida, um sonho que se deve realizar e é a oportunidade para os povos viverem em paz, tranquilidade e plenitude".

Além da Presidente moldava, participaram na manifestação pró-europeia a ex-primeira-ministra Natalia Gavrili?a e a presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, que, na sua conta na rede social Twitter, estimou o número de participantes em 70.000.

"Estamos aqui para confirmar a vossa escolha europeia, para apoiar a vossa escolha de ingressar na União Europeia como um Estado membro", disse Metsola aos manifestantes.

A representante europeia afirmou que a integração do país na UE permitirá aos jovens moldavos "ter acesso às oportunidades" que os seus filhos têm e oferecerá às jovens mulheres moldavas "a mesma oportunidade de atingir o seu potencial como qualquer outra pessoa na Europa".

"A Europa é a vossa família e têm o direito de escolher o futuro do vosso país. Escolherão a Europa, e a Europa receber-vos-á de braços e coração abertos. Não existem pequenas e grandes potências na UE. Acreditamos em oportunidades iguais e em liberdade", acrescentou Metsola.

A Moldova recebeu em junho do ano passado, juntamente com a Ucrânia, o estatuto de país candidato à adesão à UE, que Sandu descreveu na altura como uma "luz no final do túnel".

Desde então, o Governo tem vindo a acusar a Rússia de fomentar atos de instabilidade, através do financiamento dos protestos da oposição, o que o Kremlin nega veementemente.

Nos últimos meses, a Moldova reduziu a sua dependência da energia russa, recorrendo a outras fontes de gás natural, e o Governo de Sandu foi elogiado pelas capitais ocidentais pela sua agenda de reformas.

No entanto, a situação do país continua precária, devido à presença de tropas russas na região separatista da Transnístria, reconhecida pela grande maioria da comunidade internacional como parte da Moldova, apesar da sua independência 'de facto'.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8