page view

Movimento Olímpico doa um milhão de dólares para áreas afetadas pelo terramoto

UEFA também doou 200 mil euros para ajudar no trabalho de socorro.

10 de fevereiro de 2023 às 19:11

O Movimento Olímpico anunciou esta sexta-feira a criação de um fundo de emergência de um milhão de dólares (937 mil euros) para auxiliar a comunidade olímpica, refugiados e deslocados em áreas afetadas pelo terramoto na Turquia e na Síria.

Alguns dos organismos que integram o Movimento Olímpico anunciaram as suas doações, como o Comité Olímpico Internacional (COI) e o Conselho Olímpico da Ásia (OCA), que vão doar 250 mil dólares cada, os Comités Olímpicos Europeus (EOC), cujo donativo ascende a 250 mil euros, e a Fundação Refúgio Olímpico (ORF), que disponibilizará uma quantia adicional de 260 mil dólares para assistência de emergência imediata à população local e refugiados na Turquia.

"É com grande tristeza que soubemos da trágica perda de vidas e da devastação causada pelo terramoto que atingiu a região sudeste da Turquia e da Síria. Infelizmente, há vários atletas e membros da comunidade olímpica entre as vítimas, enquanto muitos outros perderam as suas casas e a infraestrutura desportiva foi fortemente danificada", disse o presidente do COI, Thomas Bach.

A assistência de emergência será, segundo Bach, canalizada na Turquia através da Olympic Refuge Foundation e respetivos parceiros locais, enquanto, na Síria, o Movimento Olímpico trabalhará com ONG's internacionais e agências da ONU que tenham acesso às áreas afetadas, nas quais a necessidade imediata são alimentos, remédios e tendas.

Entretanto, a UEFA doou esta sexta-feira 200 mil euros para ajudar no trabalho de socorro após o terramoto na Turquia, país que sediará a final da Liga dos Campeões em junho.

A entidade que superintende o futebol europeu também se comprometeu a organizar mais iniciativas para arrecadação de fundos nos dias que antecederem a final, marcada para 10 de junho, em Istambul, além de estar a coordenar com as 55 federações filiadas a criação de um fundo de ajuda para desastres naturais.

As doações iniciais incluíram 150.000 euros da UEFA para a Federação Turca de Futebol e 50.000 euros para a Fundação da UEFA para instituições de caridade para crianças, com o objetivo de apoiar duas organizações que trabalham na área do terramoto que ocorreu no sul da Turquia e na Síria.

A UEFA determinou que seja respeitado um minuto de silêncio antes dos jogos da próxima semana na Liga dos Campeões, Liga Europa e Liga da Conferência Europa -- um dos jogos do 'play-off' desta última competição decorrerá na Turquia, com o Trabzonspor a receber o Basileia, da Suíça -- e que os jogadores usem braçadeiras pretas.

A Síria e a Turquia foram atingidas, na madrugada de segunda-feira, por um terramoto de magnitude 7,8 na escala de Richter, a que se seguiram várias réplicas, uma das quais de magnitude 7,5.

Os sismos já provocaram mais de 21 mil mortos, dos quais cerca de 19.400 na Turquia e pelo menos 3.380 na Síria.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8