EUA são o país mais atingido, com quase um quinto das infeções. Outubro foi o pior mês desde o início da pandemia.
O número de casos confirmados de coronavírus em todo o Mundo ultrapassou no domingo à noite os 50 milhões, uma marca trágica que tem vindo a aumentar nas últimas semanas a um ritmo nunca antes visto, com outubro a ser o pior mês desde o início da pandemia.
Os Estados Unidos lideram há meses a lista dos países com mais infeções por Covid-19, estando perto de atingir os 10 milhões de casos, cerca de um quinto do total mundial. O segundo país mais atingido é a Índia, com 8,5 milhões de infetados, seguida pelo Brasil, com 5,6 milhões.
Quase um quarto dos casos a nível mundial, ou cerca de 12,5 milhões, foi registado no mês de outubro, o pior de sempre. Os números confirmam ainda que a pandemia está a acelerar em todo o Mundo: foram precisos 32 dias para chegar dos 30 aos 40 milhões de casos; já para chegar dos 40 aos 50 milhões foram necessários apenas 21 dias.
Fim do confinamento no País de Gales
O País de Gales levantou esta segunda-feira o confinamento total imposto há 17 dias para tentar travar a propagação do vírus. Lojas, cabeleireiros, ginásios e igrejas reabriram e grupos de até quatro pessoas voltam a poder juntar-se em cafés, pubs e restaurantes. A venda de álcool continua proibida depois das 22h.
Um milhão de infetados a cada 3 dias na europa
Uma análise da agência Reuters confirma o completo descontrolo da pandemia na Europa desde outubro, com um milhão de novos infetados a cada três dias. O continente europeu já registou mais de 12 milhões de casos desde o início da pandemia, tornando-se a região do globo mais afetada.
EUA com 100 mil infeções diárias
Os Estados Unidos tornou-se na semana passada o primeiro país mundial a ultrapassar os 100 mil novos infetados por dia. O trágico registo repetiu-se várias vezes ao longo da última semana, confirmando que a segunda vaga está a propagar-se de forma completamente descontrolada no país.
10 mil mortes por mês em Itália
Médicos italianos alertaram o governo de que o país pode chegar às 10 mil mortes por mês se não for decretado novo confinamento nacional obrigatório. Esta segunda-feira entraram em vigor novas restrições na Campânia, Ligúria, Abruzzo e Úmbria.
Novo recorde na Rússia
A Rússia registou esta segunda-feira 21 798 novos casos de infeção por Covid-19, um novo recorde diário no país. A provedora da Saúde, Anna Popova, exortou o governo russo a impor medidas mais restritivas nas regiões mais atingidas do extremo oriente e do Cáucaso.
Contágios baixam na Bélgica
A Bélgica registou uma forte queda no número de infeções nas duas últimas semanas, após a entrada em vigor das medidas mais restritivas. Bruxelas, que há um mês era a cidade europeia com mais casos diários, registou uma descida a pique de 47% no número de novas infeções.
RADAR COVID
Transmissão por via aérea
Um estudo espanhol esta segunda-feira publicado confirmou que existem "evidências significativas" da transmissão do coronavírus por meio de aerossóis, ou seja, gotículas suspensas no ar, e recomendou medidas para minimizar a exposição, como desenvolver atividades no exterior e filtrar ou ventilar os espaços fechados para reduzir a transmissão.
Testes para viajantes
O Reino Unido registou "bons progressos" na preparação de um teste rápido para viajantes, que permitirá evitar as atuais quarentenas obrigatórias para quem entrar ou sair do país.
OMS espera por Biden
O diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, disse esta segunda-feira estar "ansioso" por trabalhar com a nova administração norte-americana liderada por Joe Biden e saudou a promessa do presidente-eleito de trazer os EUA de volta para a organização, após a decisão de Trump de a abandonar há um ano.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.