page view

NASA deteta fortes sinais de possível vida em Marte

Robô 'Preserverance' descobre rochas que podem indiciar a presença de vida microscópica antiga. "Nunca estivemos tão perto", diz NASA.

12 de setembro de 2025 às 01:30

Não são os seres verdes que povoam o imaginário humano desde que se levantou a hipótese da existência de vida no quarto planeta do sistema solar, mas ganha força a tese de que ‘há ali qualquer coisa’. Ou houve. É, pelo menos, esta a convicção dos cientistas da agência espacial dos Estados Unidos, a NASA, tendo em conta as últimas descobertas do Perseverance, o robô que pousou em Marte em 18 de fevereiro de 2021, com o objetivo de explorar o planeta vermelho. Foi num canal de rio seco que o Perseverance detetou a presença de rochas que podem conter potenciais sinais de vida microscópica antiga.

“É o mais perto que estivemos de descobrir vida antiga em Marte", afirmou o chefe da missão, Nicky Fox. As amostras recolhidas pelo robô explorador são constituídas por argilitos avermelhados e ricos em argila em Neretva Vallis, um canal fluvial que já transportou água para a Cratera de Jezero, em Marte. Mas não só. A equipa de cientistas também constatou a presença partículas minúsculas, chamadas sementes de papoila e manchas de leopardo, que foram enriquecidas com fosfato de ferro e sulfureto de ferro.

A ligação à eventual presença da vida em Marte é ‘simples’: na Terra, os compostos químicos são os subprodutos quando os microrganismos, ou seja, as bactérias, mastigam matéria orgânica.

A interpretação científica dos dados recolhidos pelo Perseverance e divulgados quarta-feira pela NASA surgem numa altura em que os engenheiros da Space X, a empresa de Elon Musk, procuram ultrapassar os problemas que têm surgido com a Starship, a nave que o multimilionário quer fazer chegar a Marte. Será o primeiro passo e decisivo passo para o início da colonização do planeta, na visão Elon Musk.  

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8