page view

Nicolas Maduro cita John Lennon e acusa opositores de quererem "impor um Pinochet"

Maduro pede à UE "uma oportunidade para a paz", mas volta a recusar eleições presidenciais.

08 de fevereiro de 2019 às 16:33

Nicolas Maduro acusou esta sexta-feira os opositores internos e os EUA de querem fazer um golpe de estado e colocar um ditador à frente do país. "Querem impor um novo Pinochet", disse, durante uma conferência de imprensa em Caracas, em referência ao antigo ditador chileno.

O Presidente da Venezuela defendeu  a convocação de uma nova Assembleia Constituinte para resolver a crise política que se vive no país. "Quero ver o povo a votar". Mas recusou a realização de novas eleições presidenciais. "Quais são as prioridades dos venezuelanos? Fazer eleições? Penso que não", disse.

Num primeiro momento,  Nicolas Maduro apresentou-se num tom invulgarmente apaziguador na conferência de imprensa que deu sobre a grave situação que se vive no país. O presidente da Venezuela fez um apelo à União Europeia e citou até a famosa canção de John Lennon: "dêem uma oportunidade à paz".

Maduro diz estar disponível ao diálogo com "todos os parceiros internacionais" e admitiu até negociar com Juan Guaidó, o auto-proclamado presidente interino do país, o que Maduro recusa terminantemente. "Aceito o diálogo, mas sem pré-condições. E sempre com o cumprimento da constituição".

Recusa "espetáculo da ajuda humanitária"

O Presidente da Venezuela afirmou que vai evitar o que considera ser o "espetáculo" à volta da ajuda humanitária, referindo-se aos alimentos e remédios que chegarão ao país, oriundos dos EUA.

"A Venezuela não tolerará o espetáculo da chamada ajuda humanitária, porque não somos os mendigos de ninguém", disse Nicolas Maduro.

Os primeiros camiões com alimentos e remédios, oriundos dos EUA começaram a chegar à Colômbia, onde aguardarão o desbloqueio de pontes entre os dois países latino-americanos.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8