Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
9

Novo tratamento promete cura do cancro da próstata em cinco dias

Mais radiação num curto período de tempo poderá ser a resposta para uma cura mais rápida e igualmente eficaz.
Correio da Manhã 18 de Setembro de 2019 às 09:20
Cancro da próstata
Cancro da próstata FOTO: Ricardo Júnior
Os doentes com cancro da próstata podem ter agora uma nova esperança para a cura da doença. Um novo tratamento promete curar a doença através de radioterapia em cinco dias. 

Usualmente, a radioterapia é administrada ao longo de 39 dias o que implica que os pacientes tenham de se deslocar ao hospital todas as semanas durante cerca de dois meses. No entanto, um grupo de médicos levou a cabo um ensaio em que é administrada uma quantidade muito maior de radiação em sítios mais precisos durante cinco sessões seguidas. 

Os resultados do estudo, publicado esta terça-feira na revista científica sobre medicina The Lancet, indicam que esta forma de tratamento é promissora e pode fornecer uma cura mais rápida aos doentes sem que os efeitos sejam piores.

O ensaio envolveu 847 homens diagnosticados com a doença e foi executado no Hospital The Royal Marsden e Instituto de Investigação sobre o Cancro em Londres. Cerca de metade dos homens envolvidos no ensaio foram submetidos ao tratamento tradicional e os outros foram submetidos à nova forma de tratamento. 

De acordo com Douglas Brand, autor do estudo, o tratamento mais curto com doses elevadas de radiação demonstrou ser mais eficaz que o tradicional e os efeitos são iguais aos do tratamento tradicional.
saúde doenças cancro ciência e tecnologia
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)