page view

“Nunca vi nada assim em 25 anos”: capitão dos Bombeiros de Los Angeles sobre incêndios não dão tréguas

Cinco mortos, mais de 180 mil pessoas retiradas e milhares de casas destruídas pelo fogo que não dá tréguas. Chamas descontroladas alastram até várias zonas de Hollywood

10 de janeiro de 2025 às 01:30

Subiu para cinco o número de mortos dos incêndios florestais de grandes dimensões que lavram desde terça-feira em Los Angeles e que não têm dado tréguas aos bombeiros. As chamas estão descontroladas e os ventos fortes, que já atingiram os 160 quilómetros por hora, estão a dificultar o combate.

Cerca de duas mil casas e milhares de hectares ficaram destruídos e mais de 400 mil pessoas no estado da Califórnia estão sem eletricidade devido ao fogo. “Nunca vi nada assim nos meus 25 anos de profissão nos bombeiros”, afirmou o capitão dos Bombeiros de Los Angeles. 

Já mais de 180 mil pessoas tiveram de abandonar as suas casas, por precaução. Várias escolas foram encerradas e alguns centros recreativos estão a servir de abrigos. “Ameaça imediata à vida. Esta é uma ordem legal para sair agora. A área está legalmente interdita ao público”, declararam os bombeiros.

No terreno estão mais de 7500 bombeiros, alguns dos quais de outros estados norte-americanos, mas ainda assim, o número é insuficiente para fazer face à situação. As autoridades dizem que em causa estão cinco grandes fogos, considerando-os “como os maiores em intensidade”. Há pelo menos dois que ainda estão ativos na zona de Los Angeles e que estão descontrolados. A famosa avenida de Los Angeles, a Sunset Boulevard, está em ruínas e as chamas chegaram a Hollywood Hills, ameaçando o emblemático letreiro de ‘Hollywood’.

Mansões de celebridades consumidas pelas chamas

Os incêndios de Los Angeles chegaram ao bairro das mansões de luxo das estrelas de Hollywood, em Pacific Palisades. Dezenas de celebridades viram as suas casas ficarem reduzidas a cinzas, como foi o caso de Paris Hilton, que partilhou nas redes sociais um vídeo da sua casa a ser consumida pelas chamas. “Estar com a minha família a ver as notícias e ver a nossa casa em Malibu a arder em direto na televisão é algo que nunca ninguém deveria ter de ver”, lamentou. A socialite diz já ter acionado a sua empresa para apoiar as organizações sem fins lucrativos que estão no terreno com os desalojados. 

Também a casa onde o ator norte-americano Billy Crystal vivia desde 1979 foi consumida pelas chamas. “As palavras não servem para descrever a enormidade da devastação. Criámos aqui os nossos filhos e netos. Cada centímetro da nossa casa estava cheio de amor. Lindas recordações que não podem ser retiradas”, afirmou.

O ator James Woods chorou em direto ao descrever como a casa foi atingida. Também a atriz Anna Faris, a estrela de ‘Dirty Dancing’ Jennifer Grey, os atores Tom Hanks, Anthony Hopkins, John Goodman e o casal Leighton Meester e Adam Brody perderam as suas mansões. No meio da tragédia, há quem tenha tido alguma sorte. As casas da atriz Jamie Lee Curtis e de Ben Affleck resistiram ao fogo.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8