page view

O primeiro negro a vencer primárias

Barack Obama fez história ao tornar-se no primeiro negro a ser nomeado candidato à presidência por um dos dois grandes partidos dos EUA. Antes dele, líderes afro-americanos, como Jesse Jackson e Al Sharpton, tinham disputado primárias, mas nenhum conseguiu o feito do senador do Illionois, que em menos de um ano passou de uma figura desconhecida para um candidato popular.

05 de junho de 2008 às 00:30

Quando lançou a candidatura, em Fevereiro de 2007, Obama sabia que tinha pela frente uma batalha titânica a travar com a poderosa adversária, Hillary Clinton, já bem conhecida do eleitorado e então favorita nas sondagens. Confiante e determinado, avançou com o slogan sugestivo ‘Yes, We Can’ e, taco a taco, foi conquistando terreno à rival, que apesar de derrotada conseguiu importantes vitórias que ele não poderá ignorar.

No primeiro discurso de vitória, após as últimas primárias no Dakota do Sul e Montana, em que conseguiu os delegados que lhe faltava para a nomeação, Obama afirmou : 'Esta noite colocámos um ponto final nesta jornada histórica e iniciámos outra [...]. Esta noite posso dizer-vos que serei o candidato democrata à presidência dos Estados Unidos.' Após reclamar-se candidato democrata à presidência, o senador do Illionois não poupou elogios à rival: 'É uma grande senadora, uma líder e foi uma rival extraordinária.'

A questão agora é saber quem escolherá para vice. Hillary já fez saber que está interessada no lugar e Obama respondeu-lhe que gostaria de se sentar a uma mesa com ela.

RIVAIS DEMOCRATAS APOIAM ISRAEL

lHoras após a nomeação, Obama juntou-se à ex-rival, Hillary. Ambos discursaram perante a Comissão dos Assuntos Israelo-Americanos e manifestaram posições idênticas, com Obama a considerar sacro-santa e não negociável a segurança de Israel. Referindo-se ao Irão, afirmou que por vezes não há alternativa à confrontação.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8