page view
Imagem promocional da micronovela
MICRONOVELA

Pandora O poder não se mostra. Usa-se.

Ódio racial provoca matança na América

Polícias abatidos durante marcha contra morte de negros.

09 de julho de 2016 às 01:45

Veja as imagens do início do tiroteio

A tensão racial nos Estados Unidos da América teve um desfecho trágico na noite de quinta para sexta-feira, quando cinco polícias morreram e sete ficaram feridos em Dallas, Texas. Foram vítimas de, pelo menos, um atirador que abriu fogo sobre os agentes que acompanhavam a manifestação pacífica contra a morte de dois negros, esta semana, em operações policiais em Louisiana e Minnesota. Dois civis também ficaram feridos.

Segundo a polícia local, os agentes foram alvo de uma emboscada, planeada com sofisticação, no final do protesto, que juntou cerca de 800 pessoas e cem agentes nas ruas.

Eram 20h45 em Dallas (02h45 em Lisboa) e a manifestação seguia pacífica quando um tiroteio lançou o pânico entre a multidão. "Começaram os disparos de arma automática e vi muita gente a correr com as mãos no ar. Foi muito violento", contou uma testemunha.

O ataque centrou-se depois junto ao Centro College. Três pessoas, entre elas uma mulher, foram detidas no parque de estacionamento. Um atirador, identificado como M. Johnson, barricou-se no edifício e, durante horas, a polícia tentou negociar. Até que, já de madrugada, foi morto "após a detonação de uma bomba" lançada por um robô policial, confirmou David Brown, chefe da polícia local.

Segundo as autoridades de Dallas, os tiros foram disparados de um local elevado, a cerca de 500 metros do local onde o presidente John F. Kennedy foi assassinado em 1963.

Depois da noite fatídica, o centro de Dallas amanheceu em alerta, com carros-patrulha e helicópteros nas ruas. Este foi o maior massacre contra as forças policiais nos EUA desde os ataques de 11 de setembro de 2001.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Boa Tarde

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8