page view

OMS muda de ideias sobre o uso de máscara

Organização Mundial de Saúde pondera alargar uso de máscaras de proteção à população em geral.

03 de abril de 2020 às 02:13

A Organização Mundial de Saúde (OMS) pondera reavaliar as suas recomendações sobre o uso de máscaras para prevenir a contaminação com Covid-19, foi esta quinta-feira anunciado. Até aqui, só os profissionais de saúde e as pessoas infetadas tinham, obrigatoriamente, de usar máscara, mas dentro em breve a OMS poderá recomendá-la para todos. Isto apesar de ainda não haver "evidência científica" que prove que o uso deste equipamento evita o contágio da doença, como explica, ao Correio da Manhã, Ricardo Mexia, presidente da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública.

"Não há, para já, evidência científica de que a utilização de máscara seja vantajosa para a população em geral. Mas também não há a evidência contrária. Ou seja, não sabemos. Não temos, neste momento, estudos suficientes que demonstrem que o uso de máscaras reduz a transmissão deste vírus."

Ainda assim, um grupo de especialistas presidido por David Heymann vai reavaliar quem deve usar máscaras e analisar novos dados que estimam que  o vírus possa ser projetado mais longe do que se pensava. Um estudo norte-americano sugere que o vírus projetado pela tosse atinja seis metros e pelos espirros oito. Já saber se há máscaras para todos é outra questão.

"É difícil advogar que sejam implementadas medidas que não o podem ser, mas isso é um problema que a indústria e os fornecedores teriam de resolver", conclui Ricardo Mexia.

um dos novos negócios da China   

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8