page view

Países Baixos consideram Israel uma ameaça de influência estrangeira

Em causa está o envio de um documento a jornalistas e políticos neerlandeses com detalhes de cidadãos neerlandeses e ameaças ao TPI.

27 de julho de 2025 às 23:39

Os Países Baixos acrescentaram Israel, pela primeira vez, à sua lista de países estrangeiros que representam uma ameaça ao país. 

Segundo um relatório da agência antiterrorista neerlandesa Coordenadora Nacional para Segurança e Combate ao Terrorismo (NCTV, sigla em neerlandes), citado pelo jornal israelita Jerusalem Post e o meio de comunicação turco, AA, são apontados esforços israelitas de manipular a opinião pública neerlandesa, assim como campanhas de desinformação capazes de influenciar decisões políticas. 

Um incidente citado no relatório envolve um documento distribuído no ano passado por um ministério israelita a jornalistas e políticos neerlandeses através de canais não oficiais. O documento continha dados pessoais de cidadãos neerlandeses, na sequência de tensões em Amesterdão em novembro do ano passado, depois de um jogo de futebol entre o Ajax e a equipa israelita Maccabi Tel Aviv.

O NTCV manifesta também preocupação com as ameaças israelitas e norte-americanas contra o Tribunal Penal Internacional (TPI), sediado em Haia. O relatório exprime que estas ameaças e a pressão colocada sob esta instituição jurídica pode atrapalhar o seu trabalho. 

Israel encontra-se agora na mesma lista de países como a Rússia, o Irão e a Turquia. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8