page view

Papa preocupado com desemprego de jovens

"Muitos jovens olham com preocupação para o futuro diante da dificuldade de encontrarem um trabalho digno", disse ontem o Papa Bento XVI, poucos minutos depois de ter aterrado no aeroporto de Madrid, cidade onde preside à Jornada Mundial da Juventude.

19 de agosto de 2011 às 00:30

Também o rei de Espanha, D. Juan Carlos, falou do "intolerável desemprego dos jovens" como sendo, a par da crise de valores, um dos grandes problemas da actualidade.

Na cerimónia de boas-vindas, o Santo Padre alertou os jovens para os perigos actuais, como a "superficialidade, o consumismo e o hedonismo imperantes", assim como "o egoísmo, a corrupção e a banalidade na vivência da sexualidade".

Mas o Papa não esqueceu os problemas que mais preocupam os jovens, com destaque para a fome e para o desemprego crescente. Lembrou também os jovens que são discriminados e perseguidos "por causa da sua fé".

O dia ficou marcado pela celebração na Praça de Cibeles, no coração de Madrid, onde o Papa convidou os jovens a edificarem as suas vidas "sobre o alicerce firme que é Cristo".

"Bem sabeis que, quando não se caminha ao lado de Cristo, que nos guia, extraviamo-nos por outras sendas com os nossos próprios impulsos cegos e egoístas, e por propostas lisonjeiras mas interesseiras", disse Bento XVI.

O Papa foi acolhido por centenas de milhares de jovens, que sob intenso calor o aplaudiram quando passou de papamóvel na Praça de Cibeles e avenidas adjacentes. Muito aplaudidas foram as saudações em várias línguas. Aos portugueses, pediu que abram o coração a Cristo e que continuem de mãos dadas com a Igreja. Hoje, o Papa celebra missa ao final da manhã no Mosteiro El Escorial e preside à Via--Sacra, ao início da noite, no centro de Madrid.

POBRES DE FORA NO ENCONTRO DOS BISPOS

Cerca de dez mil jovens portugueses ouviram ontem a catequese do Cardeal-patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, na Arena de Madrid, mas nem todos puderam participar, porque a entrada custava dez euros.

Foi o caso de um grupo de cerca de 50 jovens desfavorecidos residentes em zonas de Lisboa como Cova da Moura, Outurela, Carnaxide, Bairro da Boavista e Póvoa de Santa Iria, que optaram por voltar para trás.

O sacerdote que os acompanha, que preferiu manter o anonimato, disse ao CM que "estes jovens são de famílias pobres e levam o dinheiro contado. Dez euros fazem-lhes muita diferença". A entrada na Arena de Madrid estava garantida aos que tinham comprado o kit, que custou 30 euros. Quanto aos que não o possuíam, tinham de pagar a entrada. A organização explica que esse custo tem que ver com o aluguer da Arena, que terá rondado os 25 mil euros.

Jovens e sacerdotes de outras dioceses classificaram a situação como uma "vergonha".

SACERDOTE CASA EX-NAMORADA

O padre Paulo, capelão do Hospital de Coimbra, contou aos jovens portugueses que a ida para o seminário levou ao fim do namoro com uma jovem "muito especial e bonita". A jovem casa-se em Setembro, em cerimónia a que ele presidirá.

APARATO POLICIAL GIGANTESCO

Uma centena de manifestantes voltaram ontem à noite a concentrar-se junto à Puerta del Sol em protesto contra a carga policial de quarta-feira. O aparato policial, porém, era de tal forma gigantesco que os manifestantes não conseguiam passar.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8