Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

Paris reforça luta contra terrorismo

Governo vai contratar mais 2680 pessoas para os serviços de informações e segurança.
Ricardo Ramos 22 de Janeiro de 2015 às 08:33
Governo de Manuel Valls promete fazer tudo para evitar atentados como os de há 15 dias em Paris
Governo de Manuel Valls promete fazer tudo para evitar atentados como os de há 15 dias em Paris FOTO: Charles Platiau/Reuters

O governo francês anunciou ontem um substancial reforço dos meios humanos e materiais envolvidos na luta contra o terrorismo, incluindo a criação de 2680 novos empregos nos serviços de informações e segurança, numa primeira resposta aos atentados de há duas semanas em Paris.

"A luta contra o terrorismo, o jihadismo e o islamismo radical será longa, e para isso precisamos de reforçar os meios humanos e materiais dos serviços de informações", afirmou o PM Manuel Valls ao anunciar as novas medidas, que entrarão em vigor já este ano e que custarão um total de 736 milhões de euros aos cofres do Estado até 2017.


Segundo Valls, há neste momento em França quase 3 mil indivíduos sob vigilância por suspeita de ligações ao islamismo radical, pelo que será dada prioridade ao reforço dos meios humanos. Além de 2680 novos polícias, analistas e agentes dos serviços de informações, o governo vai também contratar 60 clérigos islâmicos para ajudar a combater a radicalização de jovens muçulmanos nas prisões e criar alas especiais para os detidos por terrorismo.

Valls adiantou ainda que uma nova legislação antiterrorista será apresentada no Parlamento até março, lembrando que a atual é "anterior à internet" e às novas formas de radicalização de terroristas.

Paris Manuel Valls França terrorismo
Ver comentários