page view

Parlamento Europeu alerta para degradação do Estado de direito em toda a UE

Incumprimento de decisões judiciais e a "erosão do espaço cívico" aumentaram em toda a Europa.

18 de junho de 2025 às 16:12

O Parlamento Europeu (PE) advertiu esta quarta-feira que aumentaram em toda a União Europeia (UE) o incumprimento de decisões judiciais e a "erosão do espaço cívico".

De acordo com um relatório aprovado esta quarta-feira com 405 votos favoráveis, 210 contra e 36 abstenções, o PE alertou para a degradação do Estado de direito em praticamente todos os países da UE, apontando a erosão do espaço de intervenção da sociedade civil e que aumentou o "incumprimento de decisões judiciais".

Os deputados europeus apelaram para sistemas judiciais eficazes e independentes e para o reforço dos mecanismos de verificação e cumprimento do Estado de direito, condição irrevogável da pertença de cada país ao bloco político-económico.

Da autoria da eurodeputada socialista e antiga ministra portuguesa Ana Catarina Mendes, o relatório afirma que "estão em causa os valores da UE" e alerta para a "ingerência em investigações de corrupção".

A relatora apontou no documento que também está a deteriorar-se a proteção da comunidade LGBTQIA+, sendo a Hungria o exemplo mais evidente desta violação do Estado de direito.

A liberdade de imprensa também está ameaçada e a espionagem nos 27 do bloco comunitário também aumentou.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8