page view

Parlamento Europeu quer aumentar penas para abusos sexuais de menores

Europarlamentares querem incluir na tipologia de crime as imagens geradas por inteligência artificial.

17 de junho de 2025 às 14:11

O Parlamento Europeu (PE) quer aumentar as penas para vários crimes de abuso sexual de menores, acabar com o período limite para denúncia e impedir a prescrição destes crimes.

Os europarlamentares, durante o plenário em Estrasburgo, em França, adotaram uma posição para alterar a legislação da União Europeia (UE) em matéria de proteção de crianças contra abusos sexuais e aumentar também a moldura penal para estes crimes.

A posição foi adotada por 599 eurodeputados, dois votaram contra e 62 abstiveram-se.

Em concreto, os eurodeputados querem aumentar as penas para estes crimes, "incluindo para atividades sexuais com crianças acima da idade de consentimento que não consentiram", assim como a "exploração de crianças para a prostituição", a posse e distribuição de pornografia infantil.

Os europarlamentares querem incluir na tipologia de crime as imagens geradas por inteligência artificial, atualmente sem enquadramento legal, ainda que algumas plataformas digitais optem por removê-las.

O PE quer eliminar o período de denúncia para não restringir o tempo que as vítimas têm para a fazer e querem impedir a prescrição para que seja possível "pedir compensação indefinidamente".

Na alteração proposta à diretiva sobre estes crimes, os europarlamentares também querem que seja totalmente grátis o apoio prestado às vítimas menores, incluindo tratamentos médicos e exames forenses, ajuda com documentação e cuidados de saúde com base no género.

As negociações entre o PE e o Conselho da UE deverão começar em 23 de junho.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8