page view

"Não há sobreviventes" da colisão entre avião e helicóptero nos EUA, garantem autoridades

Avião transportava 64 pessoas.

30 de janeiro de 2025 às 07:16
A carregar o vídeo ...

O momento em que avião colide contra helicóptero militar em Washington

Um avião, com 64 pessoas a bordo, colidiu com um helicóptero militar com três soldados, junto ao aeroporto de Washington, nos EUA, as duas aeronaves caíram no rio Potomac. As autoridades confirmaram 28 mortos, cujos corpos foram retirados da água.

Segundo a Reuters, o avião transportava 60 passageiros e quatro tripulantes.

A colisão aconteceu por volta das 21h00 (01h00 desta quinta-feira em Lisboa), quando um avião da PSA, uma subsidiária regional da American Airlines, se aproximava do aeroporto de Washington, vindo de Wichita, no estado de Kansas, no centro dos EUA, disse a Administração Federal de Aviação norte-americana.

O helicóptero militar estava afazer um voo de treino na altura do acidente.

"Não acreditamos que haja sobreviventes"

"Neste momento, não acreditamos que haja sobreviventes deste acidente. Recuperámos 27 corpos dos passageiros do avião e um do helicóptero", afirmou o chefe dos bombeiros de Washington, John Donnelly, numa conferência de imprensa na capital.

Donnelly salientou os esforços que as autoridades têm feito nas últimas horas no local, num contexto meteorológico muito adverso, e lamentou que atualmente a busca tenha passado de "uma operação de salvamento para uma operação de recuperação".

"Os socorristas depararam-se com condições extremamente frias, ventos fortes, gelo na água [do rio Potomac] e estiveram a trabalhar toda a noite nessas condições", disse.

Condições difíceis durante buscas

“É uma operação altamente complexa, as condições são extremamente difíceis para os socorristas. Está frio. Estão a lidar com condições relativamente ventosas”, disse o chefe dos Bombeiros e dos Serviços de Emergência Médica do Distrito de Columbia, John Donnelly, citado pela CBS News.

A polícia de Washington disse, numa publicação na rede social X, que "várias agências" estavam a dirigir-se para o local do acidente, no rio Potomac.

Donald Trump reage

O presidente dos EUA, Donald Trump, já reagiu ao acidente através de uma pubicação na rede social Truth Social.

“O helicóptero estava a ir diretamente para o avião durante um longo período de tempo. É uma NOITE CLARA, as luzes do avião estavam acesas, porque é que o helicóptero não subiu ou desceu, ou virou. Porque é que a torre de controlo não disse ao helicóptero o que fazer em vez de lhe perguntar se tinha visto o avião? Esta é uma situação má que parece que devia ter sido evitada. NÃO É BOM!!!””, escreveu Trump.

Donald Trump também já confirmou que não há sobreviventes do acidente, ao falar em direto na televisão a partir da Casa Branca. O presidente norte-americano diz que a tragédia "realmente abalou muitas pessoas", incluindo comunidades de outros países, cujos cidadãos estavam a bordo do avião.

Trump assegurou que quer descobrir o que levou ao desastre e garantir que não se repetirá no futuro.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8