page view

Polícia moçambicana detém dois homens com duas pontas de marfim em Cabo Delgado

Abate de elefantes é uma das maiores ameaças à vida selvagem em África.

12 de julho de 2024 às 15:36

A polícia moçambicana deteve duas pessoas na posse de duas pontas de marfim quando pretendiam vender na cidade de Pemba, capital provincial de Cabo Delgado, disse esta sexta-feira à Lusa fonte do Serviço Nacional de Investigação Criminal (Sernic).

"Tomámos conhecimento [do caso] através das nossas linhas operativas. Um dos homens foi detido no dia 8 em flagrante quando levava as pontas na sua residência para entregar a um comprador", disse Noémia João, porta-voz do Sernic em Cabo Delgado.

Segundo a porta-voz, o homem, de 42 anos, detido com as pontas de marfim em Pemba apontou o segundo, residente no distrito de Palma, como proprietário da mercadoria.

"O segundo envolvido, de 33 anos, foi detido no dia 9 em Palma, de onde foram levadas as pontas há três meses e que pesam 29 quilogramas", referiu Noémia João.

A caça furtiva em Moçambique tem sido uma grave ameaça à vida selvagem, mas as autoridades estimam que o abate de elefantes tenha diminuído nos últimos anos, fruto dos esforços de fiscalização e conservação.

Segundo dados da ANAC, Moçambique tem cerca de dez mil elefantes.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8