page view

"Título da falta de ética e anti-desportivismo já está entregue": Varandas arrasa FC Porto e Villas-Boas

Presidente do Sporting respondeu às críticas do dragões. Fala em "chorrilho de mentiras" e diz ter vergonha do que se está a passar no futebol português.

17 de fevereiro de 2026 às 16:27

Frederico Varandas, presidente do Sporting, respondeu esta terça-feira, em declarações aos jornalistas em Alcochete, aos ataques do FC Porto, que hoje, através da 'newsletter' Dragões Diário, visou o Sporting e a arbitragem do jogo entre os leões e o Famalicão.

"Isso é mais um chorrilho de asneiras como outras. O objetivo é apenas divergir do que realmente interessa. E uma das coisas que devia interessar a todos nós é lutar para a valorização do futebol português. Mas eu tenho vergonha. Estes episódios tiveram eco lá fora. E dirigentes que tanto se preocupam com o estado dos relvados, com as condições dos clubes pequenos, com as transmissões televisivas, fazem 10 vezes piores. E com dirigentes como estes não merecemos estar no 6.º lugar da UEFA. Não merecemos. A luta pelo campeonato vai ser até ao fim, mas o título da falta de ética e anti-desportivismo já está entregue. Seguramente", referiu.

Varandas prosseguiu nos ataques ao FC Porto: "O que eu sei é que, se eu chegasse a casa, olhasse para os meus filhos e eles soubessem que o Sporting fazia isto, eu morria de vergonha. Não estamos a falar de ganhar ou perder. Isso faz parte da vida. Mas o que nos define é a maneira como atuamos na vitória e na derrota. Já o disse e volto a dizer. Se estes episódios Fábio Veríssimo, roubar as toalhas, mandar os apanha-bolas tirar a bolas, fossem neste Sporting, eu não tinha dimensão ética para ser presidente do Sporting".

Questionado se esta troca de de palavras não vai fazer inflamar o ambiente para o jogo da Taça de Portugal entre os dois clubes, Varandas foiu perentório: "Apenas posso dizer o que gostaria e o que controlo. O que controlo é que o FC Porto será muito bem recebido para poder fazer o que melhor sabe, competir dentro de campo. O presidente do FC Porto tem o lugar institucional, onde sempre se sentou. Segundo ponto, gostaria que os adeptos do Sporting não fizessem o que os adeptos do FC Porto fazem, de interromper o sono. Os jogadores do Sporting não querem isso, nós não queremos isso. O FC Porto vai ser muito bem recebido, tal como qualquer equipa."

Frederico Varandas, sempre ao ataque, prosseguiu nas críticas lembrando alguns epsiódios: "Os comunicados, que são chorrilhos de mentiras, e têm sido desde o jogo do FC Porto, têm um só objetivo: não falar-se do que interessa. E o que aconteceu às toalhas do Rui Silva? Foram precisas três toalhas. Nunca vi isto. Roubaram duas vezes as toalhas do guarda-redes durante o jogo. E a partir do golo do FC Porto, todos os apanha-bolas retiram os cones e as bolas. E isto, meus senhores, já não se vê na Europa periférica. Vê-se em África só".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8