page view

Portugal deve receber refugiados da Grécia

Posição defendida pela Áustria.

25 de fevereiro de 2016 às 12:41

As autoridades austríacas consideraram hoje que será melhor para Portugal "receber diretamente da Grécia" refugiados, na sequência da disponibilidade para receber mais pessoas feita pelo primeiro-ministro, António Costa, à Alemanha, Grécia, Itália, Áustria e Suécia.

"A oferta é um bom sinal de solidariedade europeia. Estamos a conversar sobre os detalhes, mas pensamos que o melhor é Portugal receber diretamente refugiados da Grécia", disse à agência Lusa fonte do governo austríaco.

Recordando a chegada de milhares de pessoas por dia à Áustria no ano passado "superior à quota de Portugal" definida no mecanismo europeu de recolocação, a mesma fonte precisou que Portugal deve, por "razões logísticas", receber diretamente dos centros de registo (hotspots) mais candidatos a proteção internacional.

O governo austríaco espera poder nos próximos dias avançar mais informações sobre as conversações mantidas entre Viena e Lisboa sobre os refugiados.

António Costa enviou cartas a homólogos de alguns dos Estados-membros da União Europeia (UE) mais pressionados pelos fluxos migratórios, disponibilizando-se para receber mais cerca de 6.000 refugiados além da quota comunitária.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8