Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
8

Presidente do Sudão convidado para cimeira com Donald Trump

Evento vai decorrer na Arábia Saudita.
Lusa 16 de Maio de 2017 às 22:21
Omar al-Bashir
Omar al-Bashir FOTO: Getty Images
O Presidente do Sudão, Omar al-Bashir, foi convidado para a cimeira do fim de semana na capital da Arábia Saudita com Donald Trump e dirigentes do mundo árabe, disse esta terça-feira fonte oficial saudita.

Al-Bashir, que lidera o Sudão desde 1989, é acusado pelo Tribunal Penal Internacional dos crimes de genocídio, crimes contra a humanidade e crimes de guerra, na região sudanesa do Darfur.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, irá fazer no domingo em Riade, Arábia Saudita, um discurso sobre "uma visão pacífica do Islão" no qual vai enfatizar o compromisso de Washington para com os parceiros muçulmanos, foi divulgado hoje.

A Arábia Saudita será o primeiro país estrangeiro a ser visitado por Trump desde que tomou posse a 20 de janeiro deste ano. O Presidente norte-americano inicia este primeiro périplo internacional na sexta-feira (dia 19).

Depois de Riade, o chefe de Estado norte-americano segue para Israel, territórios palestinianos e Europa, incluindo uma passagem pelo Vaticano, onde terá um encontro com o papa Francisco, a 24 de maio.

Acusado pelos críticos de promover um sentimento de islamofobia, Trump assinou durante os seus primeiros 100 dias de mandato presidencial um decreto controverso -- atualmente bloqueado pela justiça -- que visa encerrar temporariamente as fronteiras americanas a cidadãos de seis países de maioria muçulmana: Irão, Líbia, Síria, Somália, Sudão e Iémen.
Arábia Saudita Sudão presidente cimeira Donald Trump EUA Omar al-Bashir
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)