page view

Projecto de bomba surpreende investigadores

Um grupo de historiadores norte-americanos e alemães identificaram um diagrama , com 60 anos de idade, que representa um esquema de uma arma, que poderá provar que a Alemanha nazi sabia como construir uma bomba nuclear.

02 de junho de 2005 às 17:33

Trata-se de um desenho único, que poderá ajudar a provar a existência de armas nucleares alemãs. O diagrama foi divulgado pelos físicos Reiner Karlsch e Mark Walker, na revista “Physics World”, que publica um esquema de uma bomba atómica que poderia ter sido elaborado por um cientista alemão ou austríaco. A arma representada é um mecanismo de fusão baseado em plutónio, mas a revista salienta que os cientistas nazis trabalharam na teoria de construção de uma bomba de hidrogénio.

A divulgação deste desenho acontece pouco tempo depois de Reiner Karlsch ter publicado um livro em que defende que Hitler chegou a produzir uma bomba atómica e que a mesma foi testada pouco antes da II Guerra Mundial. esta teoria recebeu fortes críticas por parte da comunidade científica internacional.

O desenho em causa não está concluído, tendo sido descoberto recentemente no meio de uns arquivos, na Rússia, que guardam documentação de Hitler sobre o Instituto de Física de Berlim.

O projecto nuclear alemão, denominado “Uranium Project”, foi iniciado em 1939, com a intenção de investigar reactores nucleares e explosivos da mesma natureza. Durante anos, dezenas de físicos alemães trabalharam sobre estas investigações sem que tenha sido conhecido o resultados dos seus estudos. Ao mesmo tempo, nos Estados Unidos, grupos de cinetistas trabalhavam sobre o projecto governamental “Manhattan”, que resultaria na produção das bombas atómicas utilizadas pelos norte-americanos sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, em Agosto de 1945.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8