page view

Red Elétrica descarta "incidente de cibersegurança" como causa do apagão

Corte deu-se no espaço de cinco segundos.

29 de abril de 2025 às 10:47

A operadora espanhola Red Eléctrica descarta a possibilidade de que o apagão tenha sido um incidente de cibersegurança e informa que o corte de energia deu-se no espaço de cinco segundos, avança o jornal espanhol El País.

"Podemos descartar um incidente de cibersegurança nas instalações de rede elétrica e centro de controlo da rede elétrica", indicou o diretor de operações da Red Elétrica de Espanha (REE), Eduardo Prieto, numa conferência de imprensa em Madrid, esta terça-feira.

De acordo com a Red Eléctrica, o sistema estava "estável" em todas as condições de segurança, até que foi detetado "um evento no sistema elétrico compatível com a perda de geração [de energia]" na região sudoeste da península. Um segundo e meio depois, surgiu outro evento que degradou o sistema e, após três segundos e meio, resultou nas oscilações que desconectaram o sistema espanhol e o francês. Tudo aconteceu em cinco segundos.

Prieto insistiu que não foi detetada "nenhuma intrusão" nos sistemas de controlo da empresa.

Segundo o diretor da REE, a empresa trabalhou desde segunda-feira com o Instituo Nacional de Cibersegurança de Espanha, que está na tutela do Centro Nacional de Inteligência.

"E esta manhã podemos concluir que efetivamente não houve nenhum tipo de intrusão nos sistemas de controlo da Red Elétrica que possa ter provocado o incidente", afirmou.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8