page view

Reino Unido vai reduzir a idade de voto para 16 anos

Este plano tem sido descrito como a maior expansão do direito de voto do país nas últimas décadas.

17 de julho de 2025 às 17:35

O governo trabalhista britânico anunciou esta quinta-feira que vai reduzir a idade de voto para 16 anos. A medida vai permitir que estes jovens possam votar nas próximas eleições gerais em 2029. 

Segundo o canal televisivo britânico BBC, o primeiro-ministro Keir Starmer afirmou que a redução da idade de voto dará aos jovens a oportunidade de se pronunciarem sobre a utilização dos seus impostos.

“Penso que é muito importante que os jovens de 16 e 17 anos tenham o direito de voto porque já têm idade para trabalhar, já têm idade para pagar impostos”, afirmou ao canal televisivo ITV News. “Penso que se pagam impostos, devem ter a oportunidade de dizer em que querem que o seu dinheiro seja gasto, qual o rumo que o governo deve tomar”. 

No entanto, na oposição, os Reformistas têm estado contra a redução da idade do voto e os Conservadores questionaram porque é que os jovens de 16 anos podem votar mas não podem “casar, ir para a guerra ou mesmo candidatar-se a eleições”. 

O Reino Unido tem mais de 1,6 milhões de pessoas com 16 e 17 anos, numa população total de cerca de 68 milhões. Este plano tem sido descrito como a maior expansão do direito de voto do país nas últimas décadas. A última redução da idade do voto a nível nacional ocorreu há mais de 50 anos, de 21 para 18 anos. 

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8