page view

Relatório legal reforça revolta contra May

Documento adverte que Reino Unido pode ficar ‘preso’ à UE por tempo indeterminado.

06 de dezembro de 2018 às 01:30

A divulgação do parecer jurídico completo sobre o acordo do Brexit veio atiçar ainda mais a revolta contra a primeira-ministra britânica Theresa May.

O documento, que May tentou esconder do Parlamento, alerta que o Reino Unido corre o risco de ficar preso à União Europeia por tempo indeterminado sem possibilidade de revogar unilateralmente a situação, possibilidade que vem reforçar os argumentos dos críticos do acordo e colocar ainda mais em dúvida a sua aprovação pelo Parlamento.

O governo, que na segunda-feira se tinha limitado a divulgar uma versão resumida do parecer, foi ontem forçado a publicar a versão completa do documento após ser acusado de desacato pelo Parlamento, situação inédita na história britânica.

E as conclusões do parecer confirmam os piores receios dos críticos: até Londres e a UE negociarem um futuro acordo comercial, o Reino Unido ficará, efetivamente, ‘preso’ à união alfandegária por conta da salvaguarda incluída no acordo para evitar uma fronteira física entre a República da Irlanda e a Irlanda do Norte.

O relatório ressalva ainda que o acordo não prevê a cessação unilateral dessa salvaguarda, pelo que, no caso extremo de rotura nas negociações com Bruxelas, esta poderia tornar-se permanente.

A conclusão reforça os argumentos dos rebeldes conservadores e dos seus aliados unionistas, que acusam May de tentar enganar o país e ameaçam chumbar o acordo na votação de terça-feira.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8