Barra Cofina

Correio da Manhã

Mundo
7

Segredo de Fátima já foi divulgado na íntegra

Vaticano assegura divulgação de segredo.
21 de Maio de 2016 às 13:56
Papa emérito Bento XVI
Papa emérito Bento XVI FOTO: Tony Gentile/Reuters
O papa emérito Bento XVI classificou como "puras invenções" os rumores que indicam que a profecia do terceiro segredo de Fátima não foi publicada na íntegra em 2000, informou este sábado a Santa Sé.

Nos últimos dias vários 'media' publicaram que Ratzinger, na altura à frente da Congregação para a Doutrina da Fé, confessou ao teólogo alemão Ingo Dollinguer que existia uma parte do terceiro segredo que ainda não tinha sido divulgada.

O Vaticano sublinhou hoje que Bento XVI assegurou que as frases atribuídas ao professor Dollinger são "pura invenção, absolutamente não verdadeiras" e também reiterou que a "publicação do terceiro segredo de Fátima foi completa".

A profecia de Fátima está dividida em três partes ou segredos e foi supostamente revelada pela Virgem Maria aos três pastorinhos, Lúcia, Jacinta e Francisco, em 1917, em três aparições, designadamente 13 de maio, 13 de julho e 13 de outubro.

Os segredos falam, entre outros assuntos, sobre as duas guerras mundiais ou a queda do comunismo na Rússia e foram contadas por Lúcia ao Vaticano, que as começou a divulgar a partir de 1941.

O terceiro segredo foi revelado em 2000 e refere-se, segundo o Vaticano, ao atentado sofrido por João Paulo II a 13 de maio – dia da Virgem de Fátima – de 1981, na Praça de São Pedro, pelo terrorista turco Ali Agca.
Fátima segredo de Fátima Vaticano papa Bento XVI Santa Sé
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)