Espaços religiosos visitados por 6,6 milhões de fiéis.
A peregrinação que terminou esta sexta-feira na Cova da Iria registou uma afluência calculada pelo Santuário de Fátima em 180 mil peregrinos em cada um dos dois dias, menos 50 mil do que no ano passado. No entanto, há cada vez mais pessoas a visitar os vários espaços celebrativos, tendo sido registada a presença de 6,6 milhões de fiéis no ano passado, mais 250 mil do que em 2014.
Para o reitor do Santuário, padre Carlos Cabecinhas, este aumento de peregrinos "anima e permite verificar que Fátima, longe de ser um capítulo encerrado, continua com uma vitalidade própria". Desde 2010, quando se iniciaram as comemorações do centenário, tem vindo a ocorrer um "aumento progressivo" de visitantes, que deverá continuar até 2017, quando se completarem os 100 anos das Aparições.
A peregrinação foi presidida pelo cardeal patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, que elogiou os peregrinos pela "coragem de saírem de casa e se fazerem à estrada", sobretudo em condições adversas como agora, em que a chuva, intensa e persistente, se fez sentir ao longo da caminhada e durante as celebrações.Na sexta-feira, a imagem peregrina, que visitou as dioceses no último ano, foi acolhida no recinto e muito aplaudida pelos peregrinos. Por momentos, partilhou o novo altar com a imagem da Capelinha.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.