Liri, Karina, Daniella e Naama foram libertadas 477 dias depois.
1 / 4
Karina Ariev, Daniella Gilboa, Naama Levy and Liri Albag são as quatros reféns que foram libertadas este sábado. Liri sonha em estudar design de interiores ou arquitetura. Karina adora montar puzzles, tocar flauta e dançar. Daniella mudou de nome e teve a sua mão pedida em casamento enquanto estava em cativeiro. Naama é atleta de triatlo e faz voluntariado nas Nações Unidas e na Cruz Vermelha. As quatro jovens voltam à vida 477 dias depois.
Liri Albag
Com 19 anos, Liri é a refém mais jovem do grupo. Segundo The Jerusalem Post, a jovem foi sequestrada da sua cama no quartel militar.
Encontrava-se a fazer formação militar mas o seu sonho passava por estudar design de interiores ou arquitetura.
Imagens divulgadas em maio pelo Hamas mostraram a refém perto de outras vítimas que permaneciam em cativeiro, inclusive Daniella Gilboa e Karina Ariev, que integraram este segundo grupo de reféns libertados.
A família de Liri demonstrou sempre esperança em recuperar a jovem. "Trataremos os ferimentos físicos e as feridas mentais", disse o pai de Liri numa entrevista.
Karina Ariev
A jovem de 20 anos era a única que exercia funções como militar quando foi sequestrada pelo Hamas.
A família contou ao The Jerusalem Post que Karina é perita em resolver puzzles, incluindo puzzles complexos com mais de mil peças, toca flauta e fala fluentemente quatro línguas. É também conhecida pela sua paixão pela cozinha, pelo canto, pela dança e pela escrita criativa. Karina foi voluntária num jardim de infância e adora crianças, disseram os familiares.
Quando a jovem chegou ao hospital, os familiares que aguardavam ansiosamente a sua chegada revelaram que "os corações estavam cheios de imensa gratidão e alegria", "depois de 477 dias dor, preocupação e ansiedade".
"Finalmente, pudemos abraçar nossa amada Karina, ouvir a voz e o sorriso que nos enche de luz", afirmou a família.
Daniella Gilboa
Tal como Krarina, também Daniella tinha 20 anos e contava com formação militar.
Enquanto ainda se encontrava em cativeiro, o namorado de Daniella pediu aos pais da jovem a sua mão em casamento. Apesar da tenra idade de ambos, o pedido foi aceite. O pai do namorado de Daniella contou ao The Jerusalem Post que, após a conversa, o jovem gritou para o céu: "Eu vou pedir-te em casamento!"
Na verdade, o nome da jovem era Danielle e foi mudado para Daniella pelos seus pais depois de ter sido capturadas.
"Duas semanas após o seu rapto, os pais de Danielle Gilboa falaram com um rabino que lhes recomendou que mudassem o seu nome de Danielle para Daniella", afirmou o Fórum dos Reféns e das Famílias Desaparecidas ao The Jerusalem Post. "Em hebraico, acrescentar a letra 'hei' (que significa Deus e soa como 'a[h]') ao final de um nome simboliza acrescentar proteção divina à pessoa", explicou o fórum.
Quando os familiares receberam a jovem transportada pelos meios da Cruz Vermelha não conseguiram esconder a emoção. "Nossa Daniella" conhecida também por Nushi, " sobreviveu 477 dias no inferno de Gaza e finalmente regressou ao abraço da família", afirmaram.
Naama Levy
Segundo The Jerusalem Post, Naama era voluntária nas Nações Unidas, na Cruz Vermelha e numa organização chamada Hands of Peace.
Naama Levy tinha 19 anos na altura em que foi capturada e tinha começado a formação militar pouco antes.
A família contou à mesma fonte que a jovem é atleta de triatlo "cheia de luz, alegria, força e determinação". "Estamos muito contentes e comovidos por ver que a Naama se mantém forte e regressa para junto de nós”, disseram os pais, momentos antes de se encontrarem com a filha.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.